sábado, 28 de março de 2015

INTRODUÇÃO

Boa noite pessoal,

Estou postando alguns conceitos importantes que nos levaram a entender a importância de uma Análise Termográfica na industria e algumas referências da literatura para que possamos prosseguir com nossos estudos neste projeto e posteriormente colocá-los em prática.

O QUE É TERMOGRAFIA?
É considerada uma técnica que permite mapear um corpo distinguindo diferentes áreas de temperatura através da visualização artificial da luz dentro do espectro infravermelho.                                                                                                                 
Como as vibrações do campo elétrico e magnético se propagam no espaço a velocidade da luz dando origem as ondas eletromagnéticas, o conjunto de ondas e de todas as frequências formam o espectro eletromagnético.

Espectro Eletromagnético

COMO É FEITA A ANÁLISE TERMOGRÁFICA?

Hoje, principalmente, nas industrias é utilizado esta técnica a fim de garantir o bom funcionamento dos equipamentos utilizando uma câmera de termovisão que transforma uma radiação infravermelha invisível ao olho humano em uma imagem visível. Detecta a energia emitida por um objeto, modifica a frequência da energia recebida e produz uma imagem correspondente contudo na faixa visível do espectro eletromagnético.                                                                                                           
Assim, a termografia infravermelha é o mapeamento sem contato e análise dos padrões térmicos da superfície de um objeto. A formação de uma imagem térmica só é possível quando há diferenças de temperatura. Se uma superfície estiver com a temperatura constante, não se formará nenhuma imagem.
Para a realização da análise é necessário que o termografista abra o painel energizado e direcione a câmera de termovisão nos pontos críticos desejados.

Análise Térmica em painéis elétricos de Baixa Tensão.

Análise Térmica em Transformadores de Média/Alta Tensão

Análise Térmica
















IMPORTÂNCIA NAS INDUSTRIAS
A análise termográfica que é feita nas indústrias de forma preditiva ou seja deseja-se prever algum problema que possa ocorrer na máquina e assim planejar uma manutenção antes que ocorra evitando assim paradas inesperadas de produção, redução da vida útil do equipamento, mais rapidez na resolução do problema pela manutenção e garantindo a segurança a todos.

Manutenção Preventiva
Manutenção Preventiva


LIMITES DE TEMPERATURA
Uma das variáveis mais importantes na Análise Termográfica é a Máxima Temperatura Admissível (MTA) de seus componentes, ou seja, a máxima temperatura sob a qual se permite que o componente opere.                                                                   
Seus valores podem ser obtidos a partir das especificações técnicas dos componentes ou junto aos fabricantes. Não sendo possível obter estes valores, recomenda-se a fixação de 90°C como valor de referência para conexões e componentes metálicos e de 70°C para cabos isolados.
Na Tabela, tem-se alguns valores para a MTA baseados em normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NBR 5410, tabelas de fabricantes, referências da IEC (International Electrical Commission).

ITEM
MTA(°C)
Condutores encapados
Isolação PVC
70
Isolação EPR
90
Isolação XLPE
90
Conectores de Alta Tensão
90
Cabos isolados até 15kV
70
Régua de Bornes
70
Conexões mediante parafusos
70
Conexões e Barramentos de Baixa Tensão
90
Conexões recobertas de Prata ou Níquel
90
Conexões de linha de transmissão aérea
115
Fusível(corpo)
100
Transformadores a seco - Ponto mais aquecido
Classe de Isolação 105
65
Classe de Isolação 130
90
Classe de Isolação 155
115
Classe de Isolação 180
140
Transformadores a óleo
Ponto mais aquecido
80
Óleo
65
Tabela - Máxima Temperatura Admissível (MTA)

Defeito encontrado: Conexão de entrada do disjuntor.
Defeito Encontrado: Conexão Barramento de Saída do Disjuntor.


Defeito transformador.































Após obter-se Temperatura Corrigida (Tc) calcula-se o Aquecimento Corrigido (Ac), definido como a diferença entre a Temperatura Corrigida (Tc), e a Temperatura Ambiente(Ta).
É hora dos cálculos!!!
                                                Ac = Tc - Ta        Onde: Ac = Aquecimento Corrigido                                                   Tc = Temperatura Corrigida                                                   Ta = Temperatura Ambiente



A classificação dos aquecimentos corrigidos através de sua comparação com o Máximo Aquecimento Admissível (MAA).

MAA = MTA - Ta

Onde: MAA = Máximo Aquecimento Admissível
           MTA = Máxima Temperatura Admissível para o componente                                                   Ta = Temperatura Ambiente ou temperatura média local

MAS O QUE A NORMA DIZ A RESPEITO DA ANÁLISE TERMOGRÁFICA FEITO COM A ABERTURA DE PAINEL ENERGIZADO?

NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade (110.000-9):

10.1. Esta Norma Regulamentadora - NR fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.

10.2.1. Proteção contra o risco de contato.
10.2.1.1. Todas as partes das instalações elétricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possível prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico e todos os outros tipos de acidentes. (110.002-5 / I2)

Bom como podemos perceber está cada vez mais difícil executar a inspeção pois resumindo todas as partes energizadas devem estar protegidas.
Não há dúvida que a aplicação da analise termográfica trouxe benefícios na detecção de falhas em potenciais relacionadas com o risco elétrico, reduzindo paradas de produção e alto custo de manutenção.
Mas ao utilizar este método de detecção encontramos outro problema que e a exposição dos eletricistas e termografistas as partes energizadas, como barramento dos painéis, fusíveis de média tensão, emendas ou conexões mal isoladas. Outro risco é o arco elétrico, pois a abertura de painéis energizados em ambientes com a umidade do ar alta faz com que no momento da abertura, os componentes internos do painel, com alta temperatura gotejem devido a umidade externa.

ENTÃO QUAL A SOLUÇÃO ENCONTRADA PELAS INDÚSTRIAS?

Uma solução adota hoje é a instalação de janelas de inspeção termográfica conhecidas como JIT na porta dos painéis em que se deseja realizar a Análise Termográfica.
As JIT’s são compostas por uma lente transparente aos comprimentos de ondas na faixa do infravermelho possibilitando a inspeção termográfica.

Podemos citar algumas vantagens com o uso das JIT:
  • ·         Elimina a exposição dos profissionais com os barramentos energizados.
  • ·         Elimina a exposição a arcos elétricos.

Porém existem várias desvantagens:

  • ·         Alto custo.
  • Necessária a instalação de uma JIT em cada região em que se deseja realizar a Análise, visto que na maioria das vezes as câmeras de imagem térmica abrangem um ângulo de 30°.
  • Necessário profissional treinado para a realização da Análise, porque para obtenção da temperatura correta por uma janela é necessário a calibração do instrumento, compensando a refração da onda por parte da Janela e também dos Policarbonatos de proteção das partes vivas.
Janelas para Inspeção Termográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário